CotidianoCrônicas

Um livro, uma voz e uma dúvida

Esta semana finalizei um livro que comecei a ler em fevereiro: Sapiens: Uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari, lançado em 2015. É um super best-seller internacional, o que normalmente me afasta de uma leitura, mas não nesse caso. O livro nos faz voltar ao passado mais remoto da humanidade, tempo dos caçadores coletores, quando nossa única preocupação era encher a barriga e tentar não ser morto por alguma criatura gigante e nos lança no futuro, nos apresentando conjunturas sociais, políticas e científicas. O autor é um dos grandes pensadores da atualidade, utiliza fontes de informação confiáveis, escreve de forma fluida, simples e direta e desse jeito dá vários tapões na nossa cara, ressaltando todas as hipocrisias veladas da sociedade pós-moderna.

Em alguns momentos eu parei, respirei, me senti mal, impotente, aceitei e retomei a leitura. É assim mesmo, senso crítico construído na marra. Até nossas crenças mais firmes são colocadas em questão, quando se analisa a vida em sociedade do ponto de vista histórico. Religiões, sistema político, imperialismo, economia, cultura, leis, conhecimento, enfim, tudo passa a ser questionado. Só leia, pois são 458 páginas de informação contundente, que te farão olhar o mundo por outro prisma e ainda te estimularão a outras leituras. O próprio autor tem outros dois títulos lançados, HomoDeus e 21 lições para o século 21, os quais já estão na minha lista infinita de livros para ler em breve.

Além de ler, ouça uma voz nova, linda, de um cantor que tem ganhado corações, celulares e caixinhas de som de gente de bom gosto: Silva, simples assim o nome dele, bem brasileiro. Ele é capixaba, tem 30 anos e mistura samba com bossa nova. Comece por Duas da tarde, passeie por versões diversas da diva Marisa Monte e curta o dueto com a Anita (sim, a música é muito lindinha, “Fica tudo bem”) e se embala do ritmo de “A cor é rosa”.

A dúvida é sobre o conteúdo desse espaço. Sobre o que escrever? Mais dicas? Cotidiano? Comportamento? Sonhos? Imigração? Família? Educação? Deixa um comentário com sua opinião. Eu leio tudo.

Vanessa Brandão

Vanessa Brandão é jornalista amazônida. Manauara de nascimento, criada em Roraima, é indígena descendente do povo Wapichana. Doutoranda em Estudos Literários pela Unesp – SP, mestra em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), pesquisando sobre arte e literatura indígena. Tem especialização em Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias da Comunicação e em Artes Visuais, Cultura e Criação. Publicou seu primeiro livro em 2022, com o título ‘Entre Pinheiros e Caimbés’. Escreve poesias, crônicas e contos e trabalha na produção de um romance. Atualmente mora parte do tempo em Lódz, na Polônia e parte em Boa Vista, Roraima, no Brasil

Vanessa Brandão tem 76 posts e contando. Ver todos os posts de Vanessa Brandão

Vanessa Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *